O dialogismo em “Breaking Bad” e “Pulp Fiction”: paralelos visuais, temáticos e composicionais

Autores

  • Jancen Sérgio Lima de Oliveira Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0001-5303-7788
  • Amanda Gabriella Lima Leal Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Ana Karolina de Melo Pessoa Oliveira Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57200

Palavras-chave:

seriado televisivo, filme, intertextualidade, dialogismo, metafunção composicional.

Resumo

Objetivamos, neste artigo, analisar, utilizando principalmente categorias da Gramática do Design Visual (GDV), o fenômeno do dialogismo que ocorre entre episódios do seriado televisivo Breaking Bad (2008-2013) e o filme Pulp Fiction (1994), de modo a evidenciar as semelhanças na construção estética dos planos em ambas as produções audiovisuais. Para isso, analisamos fotogramas retirados de cenas da série e do filme supracitados, comparando o dialogismo presente em aspectos como enquadramento, estruturação, saliência, além da composição estilística, como o ponto de vista, ângulos de câmera, entre outros. Como resultados, evidenciamos que Breaking Bad faz referências, em alguns episódios, às cenas do filme Pulp Fiction, que foi produzido antes da narrativa seriada. 

Biografia do Autor

Jancen Sérgio Lima de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Letras, área de concentração em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). É membro do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso - Cataphora (UFPI) e Bolsista CAPES.

Amanda Gabriella Lima Leal, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestranda em Letras, área de concentração em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI).  É membro do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso - Cataphora (UFPI).

Ana Karolina de Melo Pessoa Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestranda em Letras, área de concentração em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). É membro do grupo de Projeções em Pesquisas e Práticas de Leitura e Escrita - PROLETRAS (UFPI) e Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Lima de Oliveira, J. S., Leal, A. G. L., & Oliveira, A. K. de M. P. (2021). O dialogismo em “Breaking Bad” e “Pulp Fiction”: paralelos visuais, temáticos e composicionais. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 120–139. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57200

Edição

Seção

Estudos de Língua