O dialogismo em “Breaking Bad” e “Pulp Fiction”: paralelos visuais, temáticos e composicionais
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57200Palavras-chave:
seriado televisivo, filme, intertextualidade, dialogismo, metafunção composicional.Resumo
Objetivamos, neste artigo, analisar, utilizando principalmente categorias da Gramática do Design Visual (GDV), o fenômeno do dialogismo que ocorre entre episódios do seriado televisivo Breaking Bad (2008-2013) e o filme Pulp Fiction (1994), de modo a evidenciar as semelhanças na construção estética dos planos em ambas as produções audiovisuais. Para isso, analisamos fotogramas retirados de cenas da série e do filme supracitados, comparando o dialogismo presente em aspectos como enquadramento, estruturação, saliência, além da composição estilística, como o ponto de vista, ângulos de câmera, entre outros. Como resultados, evidenciamos que Breaking Bad faz referências, em alguns episódios, às cenas do filme Pulp Fiction, que foi produzido antes da narrativa seriada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.