Crenças e atitudes linguísticas de paraenses e cearenses no Pará
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57160Palavras-chave:
crenças e atitudes, paraenses, cearenses, informantes topoestáticos e topodinâmicos.Resumo
Este trabalho tem como objetivo divulgar e discutir parte dos resultados da tese de Ferreira (2019), intitulada Crenças e atitudes linguísticas de paraenses e cearenses na região nordeste do Pará: um estudo sobre o abaixamento das vogais médias pretônicas, no que tange às atitudes linguísticas manifestadas por falantes de cinco localidades paraenses. A análise fundamenta-se nos princípios da Dialetologia Pluridimensional (THUN, 1998), da Sociolinguística laboviana (Labov, [1972] 2008), de Crenças e Atitudes (LAMBERT E LAMBERT, 1972; MORENO FERNÁNDEZ, 1998; BOTASSINI, 2015, FREITAG et al, 2019), entre outros. Trata-se de um trabalho resultante de pesquisa de campo que investigou tanto falantes nativos da localidade (topoestáticos) como aqueles procedentes do Estado do Ceará (topodinâmicos). De um corpus constituído pelas respostas de quarenta informantes, foram considerados para análise os dados de três questões referentes às crenças e atitudes dos falantes sobre a própria variedade de fala e sobre a fala do outro. Os resultados apontaram poucas diferenças nas atitudes de ambos os grupos, não indicando evidentes marcas de preconceito ou de desprestígio em relação à fala local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.