O realismo maravilhoso em Cien Años de Soledad, de Gabriel García Márquez.
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57089Palavras-chave:
Realismo Maravilhoso, Cien Años de Soledad, Gabriel García Márquez, Literatura latino-americana, Literatura e História,Resumo
O artigo revisa as diferenças e as semelhanças entre o gênero fantástico e o realismo maravilhoso. Nesse mesmo período, se explica a motivação de técnicas realistas maravilhosas e a impossibilidade de sua classificação se dar pelo nome “realismo mágico”. Após esta breve revisão, nos debruçamos sobre alguns aspectos que tornam nossa leitura de Cien Años de Soledad, como a de um romance pertencente ao realismo maravilhoso, quais sejam: o narrador do romance e a cidade narrativa Macondo. Após esta análise, conclui-se que o romance incorpora a presença do mito do eterno retorno em sua construção espaço-temporal, o que pode dialogar, em nossa leitura, com a História da América Latina e alguns aspectos de sua recepção crítica.
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