Da poesia de Drummond ao Cinema Novo brasileiro: uma leitura de O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.57071

Palavras-chave:

Cinema Novo Brasileiro, Literatura Brasileira

Resumo

Partindo da discussão acerca das tensões entre objetividade e subjetividade no cinema, este trabalho apresenta como tais tensões transparecem no filme O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Sendo o filme a adaptação de um poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, é apontado como essa mesma discussão estava presente na Literatura Brasileira. A conclusão é que a busca de Drummond pelo equilíbrio em meio a essas tensões é bem semelhante à do cineasta, visto que, em ambos, esse desejo por equilíbrio conduz a uma aporia, que é representada pelo padre que protagoniza o filme O Padre e a Moça.

Biografia do Autor

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Mestranda em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto, com apoio e financiamento da CAPES.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

Perdigão, H. R. S. (2022). Da poesia de Drummond ao Cinema Novo brasileiro: uma leitura de O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(38), 214–242. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.57071

Edição

Seção

Estudos de Literatura