A literatura de autoria feminina revisitada em pesquisa minuciosa e necessária: a argúcia analítica de Eurídice Figueiredo

Autores

  • Bruno Lima Doutor em Literatura Comparada pela UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56941

Palavras-chave:

cânone, literatura de autoria feminina, feminismo

Resumo

A presente resenha apresenta o livro Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras, de Eurídice Figueiredo. O livro é fruto de uma extensa pesquisa que visa a dar visibilidade a autoras brasileiras sempre à margem do cânone e que oferecem narrativas que descortinam questões próprias às mulheres narradas sob seu ponto de vista e vivência. Desse modo, mais que oferecer ao leitor um repertório literário até entao ignorado, coloca em xeque a formação do cânone, escrito e formado por homens e para homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Lima, Doutor em Literatura Comparada pela UERJ

Doutor em Literatura Comparada pela UERJ, com mestrado e especialização em Literatura Brasileira pela mesma universidade e graduação em Letras pela UFF.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

LIMA, Bruno. A literatura de autoria feminina revisitada em pesquisa minuciosa e necessária: a argúcia analítica de Eurídice Figueiredo. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 35, p. 721–725, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.56941. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/56941. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Resenhas