O fluxo formulativo do texto falado dos vlogs: descontinuidade e fragmentação

Autores

  • Anderson Rangel Freitas de Aquino Universidade Estadual de Santa Cruz http://orcid.org/0000-0003-4600-3509
  • Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz/ Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48008

Palavras-chave:

Estudos de Linguística, Estudos de Língua, Língua Falada

Resumo

Os vlogs são produções textuais híbridas que se materializam sobretudo através da modalidade falada da língua. Nesse sentido, é necessário que os textos atendam não apenas às contingências do momento de sua elaboração, mas também às demandas do Youtube. Por conta disso, as falas não são totalmente espontâneas, mas costumam passar por um processo de edição que evidencia como o texto falado pode desenrolar-se de modo descontínuo. Assim, objetivamos refletir acerca do modo de construção textual dos vlogs, sobretudo quanto ao fluxo formulativo. Para tanto, utilizaremos sobretudo as contribuições de Barros (2000), Marcuschi (2005, 2008), Urbano (1998), Comolli (2007) e Cruz (2010). Para o corpus, selecionamos o canal de Francine Ehlke em virtude do formato dos vídeos e quantidade de inscritos. Evidenciamos que as descontinuidades presentes no texto falado dos vlogs atribuem ao texto maior expressividade e dinamicidade, sendo utilizadas como estratégias para a construção de sentido desse gênero.

Biografia do Autor

Anderson Rangel Freitas de Aquino, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui especialização em Alfabetização e Letramento pela Uninter (2018) e em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica pela Universidade do Norte do Paraná (2017).

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz/ Universidade Federal de Roraima

Professora Emérita da Universidade Estadual de Santa Cruz-(UESC ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações. Professora PVNS/CAPES/da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

Aquino, A. R. F. de, & Alomba Ribeiro, M. D. (2020). O fluxo formulativo do texto falado dos vlogs: descontinuidade e fragmentação. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(32), 124–141. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48008