Neologismos na mídia impressa contemporânea: uma análise linguístico-discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44356

Palavras-chave:

Resumo de Tese de Doutorado, Língua Portuguesa, Neologismos, UERJ

Resumo

“Neologismos na mídia impressa contemporânea: uma análise linguístico-discursiva” foi uma Tese de Doutorado defendida em dezembro de 2018. A pesquisa teve por objetivo investigar a renovação lexical do Português com base em neologismos encontrados em textos jornalísticos. Objetivou-se, sobretudo, analisar os novos termos sob o aspecto linguístico-discursivo. Isso significa que foi fundamental compreender as regras morfológicas – os processos de formação de palavras – utilizadas na construção dos neologismos, mas também foi essencial refletir sobre a situação de produção como um ato de linguagem, em que importa analisar as circunstâncias discursivas que o cercam.

Biografia do Autor

Mariana Morais Oliveira, UERJ

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), área de concentração Língua Portuguesa. Professora Efetiva do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Oliveira, M. M. (2019). Neologismos na mídia impressa contemporânea: uma análise linguístico-discursiva. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 205–212. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44356