"Panfletos para pirilampos e magnólias": "Profundanças 2" e a escrevivência da mulher negra como movimento de re-existência

Autores

  • Elisiane Santos Santos de Matos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sandra Maria Pereira do Sacramento Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes, Curso de Letras.

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42968

Palavras-chave:

Cânone Literário, Escritoras negras, Feminismo, Lugar de fala.

Resumo

O presente artigo trata a respeito da necessária revisão do cânone literário sob uma perspectiva interseccional, buscando entender como as relações de poder, que subjazem às escolhas das obras literárias referenciais de cada país, concorreram para invisibilidade de obras de autoria feminina e, em maior medida, de autoria de mulheres negras. Tendo como corpus literário o poema Panfletos para pirilampos e magnólias, da poeta negra latino-americana Rita Santana, intenta-se compreender a importância de se realizar rasuras nas representações do presente, respeitando o lugar de fala e promovendo a auto representação das mulheres escritoras, que por muito tempo foram relegadas ao lugar da não representação.  Para tanto, utiliza-se como arcabouço teórico: Coutinho (1996); Schmidt (2017); Spivak (2010); Davis (2016); Ribeiro (2017); entre outros.

Biografia do Autor

Elisiane Santos Santos de Matos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013). É integrante do grupo de pesquisa "Comunicação, Mídia e Cultura: Tradições e Traduções" - CMCTT. Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestra em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Sandra Maria Pereira do Sacramento, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes, Curso de Letras.

Possui graduação em Letras- Português Literatura pela Faculdade de Humanidades Pedro II- Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-doutorado pela Université Poitiers-France (2012-2013). Membro do GT/ANPOLL Mulher e Literatura e do Centre de Recherches Latino-Américaines; MSHS da Université Poitiers-France. É professora plena da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde elaborou e implementou o projeto do mestrado em Letras: Linguagens e Representações, aprovado pela Capes, em 2017. Atua na graduação em Letras, nos mestrados acadêmico e profissionalizante e no doutorado, com orientações de ICs,TCCs, dissertações e teses. Detém experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, principalmente, nos seguintes temas: mulher, feminismo, estudos de gênero, alteridade, literatura, reprodutibilidade técnica e ensino da literatura na escola básica.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Santos de Matos, E. S., & Pereira do Sacramento, S. M. (2019). "Panfletos para pirilampos e magnólias": "Profundanças 2" e a escrevivência da mulher negra como movimento de re-existência. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 147–182. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42968