Pré-nação: repensando a representação do indígena em "O Uraguai"

Autores

  • Adriana de Oliveira Alves Corrêa Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42955

Palavras-chave:

Literatura, Estudos Literários, Representação Indígena

Resumo

O conhecimento sobre a população indígena do Brasil tem como principais fontes textos escritos pelos portugueses e por não indígenas brasileiros. Por isso, este trabalho objetiva discutir e analisar o modo como é representada a imagem do índio a partir do poema épico O Uraguai (Basílio da Gama), escrito em um período anterior à construção do Brasil enquanto nação. Para o desenvolvimento da análise proposta, discutimos, brevemente, a respeito da necessidade de revisitar e revisar obras ditas canônicas afim de compreender a contemporaneidade e suas significações sociais imaginárias. Com isso, compreendemos que a obra árcade parece ser extremamente atual, pois a imagem idealizada dos indígenas foi retomada pelos movimentos literários posteriores.

Biografia do Autor

Adriana de Oliveira Alves Corrêa, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del-Rei (2017), com Bolsa CAPES. Especialista em Literatura pela Universidade de Taubaté (2011) e Graduada em Letras (Português e respectivas literaturas) pela mesma instituição. Suas pesquisas são centradas no estudo de indivíduos socialmente marginalizados, sobretudo no estudo da Literatura e Cultura Indígena.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Corrêa, A. de O. A. (2019). Pré-nação: repensando a representação do indígena em "O Uraguai". Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 301–316. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42955