Clarice em cordel: uma experiência literária no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42463

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho, objetivou aplicar oficinas de prática de leitura a partir do conto Bonecos de Barro reescrito em cordel. Pesquisa-ação de abordagem qualitativa foi realizada, em uma turma de Ensino Médio, por meio de uma metodologia de produção textual que valoriza a cultura local. Tal estudo busca apresentar as diferenças e similaridades das estruturas do cânone e da literatura popular de cordéis e ressignificar nossa prática educativa. A fundamentação apresentada apoia-se em reflexões de concepções de Thiolent (1992), (COSSON, 2017), Lispector (1999), Leffa (1996), Todorov (2009), Solé (2009). A pesquisa permitiu compreender que a compreensão de um texto é um trabalho árduo e contínuo que se for mediado pelo professor com responsabilidade e compromisso pode gerar bons textos, como o cordel produzido, em conjunto, neste trabalho.

Palavras-chave: Clarice Lispector, Cânone e Popular, Professor mediador, Conto, Cordel.

Biografia do Autor

Michelly Cristiny Soares, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda no PROFELETRAS da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, campos Assú.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Soares, M. C. (2019). Clarice em cordel: uma experiência literária no Ensino Médio. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 254–270. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42463