Aspectos sócio-históricos dos manuscritos e impressos pernambucanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.42148

Palavras-chave:

história dos textos, manuscritos, impressos

Resumo

Neste artigo, apresento, numa abordagem sócio-histórica, as características gerais dos textos que compõem o banco de dados das amostras de manuscritos e impressos dos séculos XVIII, XIX e XX de Pernambuco do projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB). No total, foram analiso 120 amostras do projeto Ultramarino de Lisboa e dos jornais pernambucanos disponíveis no setor de microfilmagem da Fundação Joaquim Nabuco, da Fundação Gilberto Freyre, do Arquivo Público do Estado de Pernambuco e da Paraíba e do Arquivo da Ordem do Mosteiro de São Bento de Olinda.

Biografia do Autor

Cleber Alves de Ataíde, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). É professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco (ProfLetras/UPE). Atualmente, é Presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) (biênio 2016-2018). Como pesquisador, coordena grupo de pesquisa Estudos da Língua em Uso (ELU) e o Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LEDOC), projeto financiado com recursos da FACEPE/ CNPq. Participa do grupos de Estudos da Linguística Funcional (GELF/UFPB) e de Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE/UFC). É membro também da equipe de pesquisadores do projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB). Dedica-se, atualmente no âmbito da interface da Linguística Funcional e Histórica, aos estudos sobre descrição do Português, tradição discursiva, variação e mudança linguítica. Endereço eletrônico: cleberataide@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Ataíde, C. A. de. (2019). Aspectos sócio-históricos dos manuscritos e impressos pernambucanos. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 72–103. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.42148