ERA UMA VEZ “A POUCA LITERATURA”: O UNIVERSO SOBRENATURAL NOS CONTOS INFANTOJUVENIS DE MARINA COLASANTI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40400

Palavras-chave:

Contos de fada modernos, Literatura Infantojuvenil, Sobrenatural, Marina Colasanti.

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover uma análise do sobrenatural presente no conto de fadas moderno de Marina Colasanti. Propomos uma leitura segundo a qual, em vez de um sobrenatural maravilhoso ‒ como aquele comum aos contos medievais e que outrora se considerava ingênuo ‒, o sobrenatural explorado pela escritora dialogaria diretamente com a estética neofantástica, perspectiva teórica proposta por Jaime Alazraki (1980). A partir dessa leitura, buscamos deixar evidente que o expediente sobrenatural explorado por Marina Colasanti é o mesmo tanto na literatura infantojuvenil quanto aquela supostamente adulta, desconstruindo, com isso, antiquadas visões que entendiam o texto voltado para o público infantojuvenil como “pouca literatura”.

Biografia do Autor

Kelio Junior Santana Borges, Universidade Federal de Goiás/Uniroma3

Doutorando no Curso de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás - UFG- Goiânia, Goiás. É membro do projeto de pesquisa “Rede de Estudos de Língua Portuguesa ao Redor do Mundo – RELPMUND (CNPq) e Bolsista CAPES - Doutorado-Sanduíche, desenvolvendo atualmente pesquisa na Università degli Studi Roma Tre - Itália. Atua como professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Goiás- Campus Aparecida de Goiânia. 

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Santana Borges, K. J. (2019). ERA UMA VEZ “A POUCA LITERATURA”: O UNIVERSO SOBRENATURAL NOS CONTOS INFANTOJUVENIS DE MARINA COLASANTI. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 206–223. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40400