A BELEZA E A ARTE REVISTAS NA OBRA “RETRATO DE DORIAN GRAY”

Autores

  • Sarah da Silva Araújo Universidade Estadual de Goiás
  • Sandra Fátima da Silva Araújo
  • Sabrina da Silva Araújo

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39798

Palavras-chave:

beleza. arte. Dorian Gray

Resumo

O Presente Texto busca mostrar a representação da beleza em “O Retrato de Dorian Gray”, obra que gira ao redor da questão estética e dos estereótipos associados. O culto à imagem é uma característica marcante do homem moderno regida por padrões mundialmente pré-estabelecidos para o que vem (ou não) a ser belo. Isto é, busca-se incessantemente o “corpo ideal” sob a perspectiva incondicional da beleza, da jovialidade, enfim, da aparência em si. Para realização do trabalho postula-se um suporte teórico de autores que versam sobre arte, literatura e cultura, realiza-se então uma abordagem qualitativa, adotando-se a metodologia da revisão bibliográfica e da análise de conteúdo por constituírem indicadores indispensáveis para uma compreensão da sociedade do século XIX (período em que a obra foi escrita e em que o enredo se desenvolve), também chamado de Era Vitoriana, um dos períodos áureos da Inglaterra, em que prevaleciam convenções moralistas e sociais.

Biografia do Autor

Sarah da Silva Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Sandra Fátima da Silva Araújo

Mestre em Letras Literatura e crítica literária pela PUC – GO. Professora da Rede Municipal e Estadual de Educação de Anápolis/GO.

Sabrina da Silva Araújo

Graduanda em psicologia pelo Centro Universitário Unievangélica, Anápolis-GO.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Araújo, S. da S., Araújo, S. F. da S., & Araújo, S. da S. (2019). A BELEZA E A ARTE REVISTAS NA OBRA “RETRATO DE DORIAN GRAY”. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 399–410. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.39798