Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade

Gabrielle Cristina Baumann Salvatto

Resumo


Realizaremos, para a produção deste artigo, um recorte inicial dos dados que recolhemos por meio da Oficina que denominamos Raccontarsi e que se realizou entre os meses de outubro e dezembro de 2017 com os alunos do curso “Italiano para a terceira idade” oferecido pela Unati da cidade de Araraquara/SP. Procederemos à análise por meio dos seguintes dados coletados: a) Autobiografias de aprendizagem dos alunos e b) Diário de bordo da professora. A exploração dos dados, dentro desse estudo de caso de cunho qualitativo, foi realizada com base em nossas reflexões teóricas trazidas por Demetrio (1996, 1997, 2002, 2008), o qual versa sobre a abordagem autobiográfica e em autores como Alarcão (2003) e Kumaravadivelu (2003) a fim de relacionar o Pós- Método com a formação reflexiva de professores e com o ensino-aprendizagem reflexivo.


Palavras-chave


Experiência reflexiva, terceira idade, abordagem autobiográfica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Gabrielle Cristina Baumann Salvatto

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.