Brevíssimas considerações sobre línguas bantu; em particular, a língua kikongo: memórias afro-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36999Palabras clave:
Línguas bantu, kikongo, identidade afro-brasileiraResumen
A língua kikongo, dentro do vasto mapa linguístico do continente africano, inclui-se no grupo bantu, estudado, notadamente, por linguistas como Greenberg (1982), Nurse e Philippson (2014), Ngunga (2014), Castro (2005), etc. Apresentamos uma descrição básica do kikongo, a partir da gramática de Miguel Barroso Quiala, Longoka Kikongo. A memória da referida língua, que exerce importante influência sobre a cultura brasileira, chega-nos, nestes escritos, por meio do que é geralmente cantado no Candomblé de linhagem conhecida como Congo-Angola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.