A RETOMADA DA TRADIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS PELO DIALOGISMO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS BEAR E DO LIVRO INFANTIL THE ADVENTURES OF RUPERT, THE LITTLE LOST BEAR COM A HISTÓRIA “JOÃO E MARIA”

Autores

  • Bruna Perrella Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.36993

Palavras-chave:

Contos de Fadas, Literatura Infantil, Histórias em Quadrinhos, Dialogismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como o conto de fadas “João e Maria”, coletado e escrito pelos irmãos Grimm no começo do século XIX, é retomado pelo livro infantil The Adventures of Rupert, de Mary Tourtel, do começo do século XX, e depois por Bear, de Bianca Pinheiro, do começo do século XXI, mostrando como, por meio do dialogismo, uma história teve elementos adaptados para a realidade de seus autores. Para tanto, vamos analisar as histórias em que identificamos o dialogismo, utilizando a teoria de Mikhail Bakhtin sobre esse assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Perrella Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Letras na mesma universidade. Atualmente, é editora assistente do departamento de literatura infantojuvenil da editora FTD.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

BRITO, Bruna Perrella. A RETOMADA DA TRADIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS PELO DIALOGISMO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS BEAR E DO LIVRO INFANTIL THE ADVENTURES OF RUPERT, THE LITTLE LOST BEAR COM A HISTÓRIA “JOÃO E MARIA”. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 29, p. 99–120, 2019. DOI: 10.12957/palimpsesto.2019.36993. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/36993. Acesso em: 9 maio. 2025.