A RETOMADA DA TRADIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS PELO DIALOGISMO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS BEAR E DO LIVRO INFANTIL THE ADVENTURES OF RUPERT, THE LITTLE LOST BEAR COM A HISTÓRIA “JOÃO E MARIA”

Autores

  • Bruna Perrella Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.36993

Palavras-chave:

Contos de Fadas, Literatura Infantil, Histórias em Quadrinhos, Dialogismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como o conto de fadas “João e Maria”, coletado e escrito pelos irmãos Grimm no começo do século XIX, é retomado pelo livro infantil The Adventures of Rupert, de Mary Tourtel, do começo do século XX, e depois por Bear, de Bianca Pinheiro, do começo do século XXI, mostrando como, por meio do dialogismo, uma história teve elementos adaptados para a realidade de seus autores. Para tanto, vamos analisar as histórias em que identificamos o dialogismo, utilizando a teoria de Mikhail Bakhtin sobre esse assunto.

Biografia do Autor

Bruna Perrella Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharel em Letras na mesma universidade. Atualmente, é editora assistente do departamento de literatura infantojuvenil da editora FTD.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Brito, B. P. (2019). A RETOMADA DA TRADIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS PELO DIALOGISMO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS BEAR E DO LIVRO INFANTIL THE ADVENTURES OF RUPERT, THE LITTLE LOST BEAR COM A HISTÓRIA “JOÃO E MARIA”. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 99–120. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.36993