Para além do sentido de língua: a leitura como fruição e construção de conhecimento

Autores

  • Ilana da Silva Rebello Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-3032-604X
  • Nadja Pattresi de Souza e Silva Universidade Federal Fluminense
  • Rosane dos Santos Mauro Monnerat Universidade Federal Fluminense
  • Isadora Eccard Bersot Universidade Federal Fluminense
  • Marcella Gomes Luna de Farias Universidade Federal Fluminense
  • Monique Rohem Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36896

Palavras-chave:

Linguística textual, Semiolinguística, leitura, escola.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da leitura na escola, tendo como arcabouço-teórico pressupostos da Linguística Textual e da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Com base em algumas inquietações, verificar-se-á como dois importantes documentos oficiais – PCN e BNCC – pensam a prática da leitura na escola para, em seguida, refletir sobre a importância da leitura na escola e, consequentemente, sobre a necessidade de levarmos o aluno a ultrapassar o “sentido de língua” e chegar ao “sentido de discurso” (CHARAUDEAU, 1995). Por fim, será apresentado um relato de experiência, com o propósito de mostrar que a leitura significativa é possível e que tem como resultado a formação de leitores, já que a leitura deixa de ser um martírio para se tornar fonte de prazer e de conhecimento.

Biografia do Autor

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense

Ilana da Silva Rebello é doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente é professora Adjunta 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada à linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso, da interação e da tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa e na Graduação do curso de Letras. Coordena o Programa de Iniciação à Docência, vinculado ao Instituto de Letras/UFF e é coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa (Quadriênio 2015-2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita. Participa dos grupos de pesquisa: Interação verbal, identidades e práticas discursivas (UFF), Leitura, fruição e ensino (UFF) e CIAD-Rio (UFRJ).

Nadja Pattresi de Souza e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Rosane dos Santos Mauro Monnerat, Universidade Federal Fluminense

Professora titular da Universidade Federal Fluminense, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

 

 

Isadora Eccard Bersot, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Iniciação à Docência.

Marcella Gomes Luna de Farias, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Extensão.

Monique Rohem Silva, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Iniciação à Docência.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Rebello, I. da S., Silva, N. P. de S. e, Monnerat, R. dos S. M., Bersot, I. E., Farias, M. G. L. de, & Silva, M. R. (2019). Para além do sentido de língua: a leitura como fruição e construção de conhecimento. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 519–539. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36896