Para além do sentido de língua: a leitura como fruição e construção de conhecimento

Ilana da Silva Rebello, Nadja Pattresi de Souza e Silva, Rosane dos Santos Mauro Monnerat, Isadora Eccard Bersot, Marcella Gomes Luna de Farias, Monique Rohem Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da leitura na escola, tendo como arcabouço-teórico pressupostos da Linguística Textual e da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Com base em algumas inquietações, verificar-se-á como dois importantes documentos oficiais – PCN e BNCC – pensam a prática da leitura na escola para, em seguida, refletir sobre a importância da leitura na escola e, consequentemente, sobre a necessidade de levarmos o aluno a ultrapassar o “sentido de língua” e chegar ao “sentido de discurso” (CHARAUDEAU, 1995). Por fim, será apresentado um relato de experiência, com o propósito de mostrar que a leitura significativa é possível e que tem como resultado a formação de leitores, já que a leitura deixa de ser um martírio para se tornar fonte de prazer e de conhecimento.

Palavras-chave


Linguística textual, Semiolinguística, leitura, escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36896

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ilana da Silva Rebello, Nadja Pattresi de Souza e Silva, Rosane dos Santos Mauro Monnerat, Isadora Eccard Bersot, Marcella Gomes Luna de Farias, Monique Rohem Silva

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.