Para além do sentido de língua: a leitura como fruição e construção de conhecimento
Ilana da Silva Rebello, Nadja Pattresi de Souza e Silva, Rosane dos Santos Mauro Monnerat, Isadora Eccard Bersot, Marcella Gomes Luna de Farias, Monique Rohem Silva
Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da leitura na escola, tendo como arcabouço-teórico pressupostos da Linguística Textual e da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. Com base em algumas inquietações, verificar-se-á como dois importantes documentos oficiais – PCN e BNCC – pensam a prática da leitura na escola para, em seguida, refletir sobre a importância da leitura na escola e, consequentemente, sobre a necessidade de levarmos o aluno a ultrapassar o “sentido de língua” e chegar ao “sentido de discurso” (CHARAUDEAU, 1995). Por fim, será apresentado um relato de experiência, com o propósito de mostrar que a leitura significativa é possível e que tem como resultado a formação de leitores, já que a leitura deixa de ser um martírio para se tornar fonte de prazer e de conhecimento.
Palavras-chave
Linguística textual, Semiolinguística, leitura, escola.
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36896
Apontamentos
Direitos autorais 2019 Ilana da Silva Rebello, Nadja Pattresi de Souza e Silva, Rosane dos Santos Mauro Monnerat, Isadora Eccard Bersot, Marcella Gomes Luna de Farias, Monique Rohem Silva
ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto
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