Embates culturais e produções feministas: um diálogo necessário

Autores

  • Juliana Aparecida dos Santos Miranda Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36614

Palavras-chave:

Cultura, Violência contra mulher, Canção de protesto, Crítica feminista.

Resumo

Neste artigo serão abordados os conceitos de cultura pensando primordialmente em sua relação com produções e manifestações artísticas, mais especificamente música de protesto feministas, e violências contra a mulher. Considerando a abrangência cultural tanto em seu viés artístico quanto ao que diz respeito aos hábitos e costumes cultivados por determinadas comunidades, buscaremos analisar, ou interpretar, o modo pelo qual a cultura artística de produtoras feministas tem trabalhado para descontruir com a cultura das violências contra as mulheres através de denúncias contidas em suas produções musicais. Partindo do pressuposto de que todo discurso pode ser ao mesmo tempo um contra-discurso, podemos pensar que a instância de discurso utilizada pelas bandas feministas na produção de letras musicais protestante pauta-se no desejo de resposta aos discursos machistas existente na sociedade como um todo. Desse modo, a música de protesto feminista, através do discurso artístico, instaura uma nova percepção em torno do feminismo e suas manifestações. Essa nova percepção aponta para outro aspecto importante da realização deste estudo: notar o lugar de fala das mulheres no cenário artístico marginal e o modo pelo qual o feminismo tornou este lugar possível. Assim, teremos uma leitura sobre a cultura da violência contra a mulher, pensando em como esta cultura se estabeleceu e se mantem até os dias atuais, faremos uma abordagem sobre os modos de produção artística feminista, através das canções de protesto feministas, promovendo o diálogo entre essas produções e a denúncia e as estratégias de combate contra as violências contra as mulheres.

 

Biografia do Autor

Juliana Aparecida dos Santos Miranda, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras Vernáculas com habilitação em Língua portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II. Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II. Interessa-se por estudos da língua portuguesa, literatura, música, questões socioculturais e estudos de gênero, raça e feminismos.

Downloads

Publicado

2019-04-28

Como Citar

Miranda, J. A. dos S. (2019). Embates culturais e produções feministas: um diálogo necessário. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(28), 160–182. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.36614