Duplo encontro: o alter em “The Jolly Corner”, de Henry James, e “O Espelho”, de Machado de Assis
Palavras-chave:
alter, Machado, JamesResumo
O presente ensaio pretende abordar a aparição do duplo nos contos “The Jolly Corner”, do escritor estadunidense Henry James, e “O Espelho”, de Machado de Assis. O desejo de comparar os dois contos decorre tanto de uma proximidade temática, que pode ser claramente percebida desde as linhas iniciais das narrativas, quanto de um distanciamento no modo como James e Machado “resolvem” a questão do encontro com um duplo fantasmático. Em poucas palavras, o desfecho de “The Jolly Corner” pode oferecer um contraponto interessante aos acontecimentos narrados pelo personagem Jacobina em "O Espelho", principalmente no que diz respeito ao modo como o alter influencia as atitudes finais dos protagonistas dos contos. Em suma, tal comparação pode nos ajudar a compreender melhor as diferenças entre a aparição do duplo nos Estados Unidos e nos trópicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.