Apresentação

Autores

  • João Cezar de Castro Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

A publicação do segundo número de Palimpsesto possui um significado especial, pois afirma o compromisso do Programa de Pós-graduação em Letras em apoiar a iniciativa do corpo discente, a fim de assegurar sua continuidade. Palimpsesto será uma publicação anual, de inteira responsabilidade dos estudantes. E, a seu modo, representa uma resposta afirmativa às dificuldades que enfrentamos.

Na universidade brasileira, como não poderia deixar de ser, os paradoxos de nossa realidade também se fazem presentes. Ao mesmo tempo em que os órgãos federais de fomento impõem políticas que favorecem a realização de cursos de Mestrado e de Doutorado num período sempre menor, o valor das respectivas bolsas de estudo permanece congelado por urn período sempre maior.

De igual modo, o terrível "publish or perish" atinge de forma indistinta professores e estudantes, embora as verbas para as bibliotecas continuem escassas, quando existem. Exige-se, por fim, uma produção quantitativamente expressiva, embora os recursos para participação em congressos e para publicação de livros e de revistas sejam insuficientes.

As contradições são muitas, mas o notável trabalho do corpo editorial de Palimpsesto demonstra que a crítica mais contundente continua sendo a ação reflexiva.

Biografia do Autor

João Cezar de Castro Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Coordenação geral da Pós-gradução em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Rocha, J. C. de C. (2018). Apresentação. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 2(2), 7. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35499

Edição

Seção

Apresentação