Apresentação

João Cezar de Castro Rocha

Resumo


A publicação do segundo número de Palimpsesto possui um significado especial, pois afirma o compromisso do Programa de Pós-graduação em Letras em apoiar a iniciativa do corpo discente, a fim de assegurar sua continuidade. Palimpsesto será uma publicação anual, de inteira responsabilidade dos estudantes. E, a seu modo, representa uma resposta afirmativa às dificuldades que enfrentamos.

Na universidade brasileira, como não poderia deixar de ser, os paradoxos de nossa realidade também se fazem presentes. Ao mesmo tempo em que os órgãos federais de fomento impõem políticas que favorecem a realização de cursos de Mestrado e de Doutorado num período sempre menor, o valor das respectivas bolsas de estudo permanece congelado por urn período sempre maior.

De igual modo, o terrível "publish or perish" atinge de forma indistinta professores e estudantes, embora as verbas para as bibliotecas continuem escassas, quando existem. Exige-se, por fim, uma produção quantitativamente expressiva, embora os recursos para participação em congressos e para publicação de livros e de revistas sejam insuficientes.

As contradições são muitas, mas o notável trabalho do corpo editorial de Palimpsesto demonstra que a crítica mais contundente continua sendo a ação reflexiva.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 João Cezar de Castro Rocha

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.