Do contar ao mostrar: "Billy Budd", de Herman Melville, no cinema
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35392Palavras-chave:
adaptação literária, cinema, Linda Hutcheon, Billy BuddResumo
Em "Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade" (2006), Robert Stam destaca a necessidade de se pensar em uma crítica às adaptações literárias para o cinema que se distancie da noção de “fidelidade” ao hipotexto. A partir disso, pretende-se desenvolver, aqui, algumas considerações sobre os filmes O vingador dos mares (1962), de Peter Ustinov, e Bom trabalho (1999), de Claire Denis, em especial no que diz respeito aos diálogos das películas com a novela Billy Budd (1924), de Herman Melville. Considerando a intertextualidade entre as obras, objetiva-se destacar diferentes possibilidades de apropriação de um texto literário para uma narrativa fílmica. Para tal, serão utilizadas, além do artigo de Robert Stam, as contribuições de Linda Hutcheon (2011) e parte da fortuna crítica das obras que compõem os corpora.Downloads
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