Concepções de linguagem no livro paradidático: a lei 5692/71 e a língua portuguesa como comunicação e expressão

Autores

  • Rosana Aparecida de Mello Garcia Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLin/UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35383

Palavras-chave:

espaço, memória, natureza, opção identitária

Resumo

A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1971, Lei 5692/71, resultou em profundas mudanças no sistema educacional brasileiro, ao estabelecer que os objetivos da educação seriam direcionados para as necessidades do mercado de trabalho e os currículos passariam a dar ênfase ao ensino tecnicista e profissionalizante no ensino de 1º e 2º graus. O objetivo deste estudo é analisar as concepções de linguagem no livro paradidático Comunicação e Expressão Através do Conto e Crônica, que fazia parte das referências dos planos de ensino da ETEFESC sob a vigência da Lei 5692/71. Este estudo apoia-se nas noções de Bakhtin sobre linguagem, enunciado, dialogismo e gênero do discurso, e nos princípios teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso. O livro analisado apresenta a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, dialogando com a Teoria da Comunicação e as leis e normas daquele período.

Biografia do Autor

Rosana Aparecida de Mello Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLin/UFSC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLin/UFSC)

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Publicado

2018-07-03

Como Citar

Garcia, R. A. de M. (2018). Concepções de linguagem no livro paradidático: a lei 5692/71 e a língua portuguesa como comunicação e expressão. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 459–478. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35383