A construção da aquisição e da prática de produção oral na formação docente em FLE

Authors

  • Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35378

Keywords:

aquisição de linguagem, FLE, produção oral, prática docente, formação de professores

Abstract

Este trabalho tem por finalidade ser uma pesquisa-ação que objetiva oferecer dispositivos que façam os professores repensarem suas práticas docente. Assim, pretende-se apresentar o processo atual da aquisição e da prática de Produção Oral em docentes de instituições privadas de ensino de Francês como Língua Estrangeira (doravante FLE) do estado do Rio de Janeiro. Ademais, há o intuito de identificar e estruturar as principais dificuldades dos professores em seu percurso de formação, tendo como fontes teóricas a Sociolinguística e a didática de ensino de FLE. A coleta de dados dá-se mediante questionários de múltiplas escolhas e aplicação de entrevistas. Esta investigação tem como norte responder às seguintes questões: quais são os principais fatores ligados à aquisição da Produção Oral por parte dos educadores? Qual é o papel da universidade na sua formação? Como é processada a aprendizagem da L.E. no professor? Como esse processo influencia na sua prática?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Letras – Linguística – pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Published

2018-07-03

How to Cite

FONSECA, Priscila Rodrigues Cardoso. A construção da aquisição e da prática de produção oral na formação docente em FLE. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 26, p. 402–421, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.35378. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35378. Acesso em: 11 may. 2025.