A construção da aquisição e da prática de produção oral na formação docente em FLE

Autores

  • Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35378

Palavras-chave:

aquisição de linguagem, FLE, produção oral, prática docente, formação de professores

Resumo

Este trabalho tem por finalidade ser uma pesquisa-ação que objetiva oferecer dispositivos que façam os professores repensarem suas práticas docente. Assim, pretende-se apresentar o processo atual da aquisição e da prática de Produção Oral em docentes de instituições privadas de ensino de Francês como Língua Estrangeira (doravante FLE) do estado do Rio de Janeiro. Ademais, há o intuito de identificar e estruturar as principais dificuldades dos professores em seu percurso de formação, tendo como fontes teóricas a Sociolinguística e a didática de ensino de FLE. A coleta de dados dá-se mediante questionários de múltiplas escolhas e aplicação de entrevistas. Esta investigação tem como norte responder às seguintes questões: quais são os principais fatores ligados à aquisição da Produção Oral por parte dos educadores? Qual é o papel da universidade na sua formação? Como é processada a aprendizagem da L.E. no professor? Como esse processo influencia na sua prática?

Biografia do Autor

Priscila Rodrigues Cardoso Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Letras – Linguística – pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

Fonseca, P. R. C. (2018). A construção da aquisição e da prática de produção oral na formação docente em FLE. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 402–421. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35378