Toponímia e literatura: o nome do rio como referência no conto Gente da gleba

Autores

  • Lidiane Silva Araújo Guimarães UFG/RC
  • Kênia Mara de Freitas Siqueira PPGEL/RC/UFG

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35306

Palavras-chave:

Toponímia, literatura, ecolinguística, hidrônimos

Resumo

Subjacente ao topônimo estão as motivações, que são as percepções do denominador acerca do lugar nomeado, bem como há indícios dos marcos históricos e das características físicas e sociais do lugar nomeado. Assim, os estudos toponímicos têm como objetivo investigar os nomes próprios de lugar buscando deslindar tais motivações. O foco é o conjunto de hidrônimos que são mencionados no conto “Gente da Gleba”, texto publicado no livro “Tropas e Boiadas”, de Hugo de Carvalho Ramos. Os hidrônimos são como pontos no mapa pelo qual os personagens se locomovem e se orientam face ao desenrolar da narrativa. Espera-se contribuir para os estudos toponímicos, principalmente no que refere à relação entre tais estudos e a literatura goiana a fim de demonstrar como os nomes de lugares se entrelaçam aos costumes, anseios dos personagens.

Biografia do Autor

Lidiane Silva Araújo Guimarães, UFG/RC

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC)

Kênia Mara de Freitas Siqueira, PPGEL/RC/UFG

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem (PPGEL/RC/UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG)

 

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

Guimarães, L. S. A., & Siqueira, K. M. de F. (2018). Toponímia e literatura: o nome do rio como referência no conto Gente da gleba. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26), 383–401. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35306