A construção argumentativa entre professores via Facebook

Iago de Araujo Broxado, Maria Cristine Damianovic, Tiago Lessas

Resumo


Este artigo visa contribuir para a área de formação de professores que utiliza a argumentação crítico- colaborativa como norteadora da organização da linguagem e o Facebook como local de tomadas de decisões no processo continuado de formação docente. A pesquisa aqui discutida analisa como a argumentação se organiza no desenvolvimento da tomada de uma decisão crítico-colaborativa sobre qual livro didático adotar para um curso específico (MAGALHÃES, 2009). O processo ocorreu entre cinco professores e duas coordenadoras em um contexto de ensino da língua inglesa para a mobilidade estudantil universitária, em uma universidade federal brasileira, na rede social online Facebook. O grupo em questão procura basear suas ações de educação docente no arcabouço teórico-metodológico crítico- colaborativo e na argumentação denominada colaborativa (MAGALHÃES, 2014), na qual o processo de ensino-aprendizagem oferece aos professores em formação chances de exposição de ideias, pontos de vista, suportes, contra- argumentos com seus suportes e novas posições por meio de sínteses crítico-colaborativas (LIBERALI, 2013). A discussão da análise dos dados revela que muito embora a ação das coordenadoras necessite ser expandida com base na linguagem argumentativa, os cinco professores construíram sua síntese, sobre qual livro adotar, de forma crítico-colaborativa.


Palavras-chave


argumentação; formação de professores; Facebook

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Iago de Araujo Broxado, Maria Cristine Damianovic, Tiago Lessas

 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre MIAR ResearchBib BASE Logo UF Libraries University of Texas Libraries  Library Logo UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB


Licença Creative Commons

A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.