As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna

Autores

  • Livia Petry UFRGS

Palavras-chave:

Auto, Tradição, Cultura popular, Suassuna, Teatro

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer um recorte das obras de Suassuna, em especial das peças Auto da Compadecida e A Pena e a Lei, para mostrar como essas obras dialogam com a tradição ibérica e popular desde os autos vicentinos e da literatura de cordel até as farsas e o pícaro ibérico, trazendo para a realidade brasileira do séc. XX toda uma manifestação artística e popular gerada na Europa do séc. XVI e que se perpetuou na região do Nordeste. O referencial teórico é embasado pelos estudos de Vassalo (1993), Guidarini (1992), Bergson (1987), Palma (1996), Ataíde (2007) e nas próprias reflexões estéticas de Suassuna (2008).

Biografia do Autor

Livia Petry, UFRGS

Mestranda, UFRGS

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Publicado

2018-06-20

Como Citar

Petry, L. (2018). As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 9(10), 1–17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35170

Edição

Seção

Dossiê