Construções identitárias do aluno na educação do campo: breve diálogo entre a pedagogia freireana e a linguística aplicada

Autores

  • Ana Maria Oliveira Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

linguagem, identidades, educação do campo

Resumo

Este artigo problematiza sobre linguagem, identidades e educação do campo a partir de alguns fios tecidos neste diálogo constante que procuramos ter com a emancipação social do sujeito/aluno do campo, enquanto sujeito histórico, subjetivo e ideológico. Acessaremos a Pedagogia Freireana, perspectivando uma prática educativa emancipadora e a Linguística Aplicada quanto à sua compreensão de linguagem e identidades como par na produção de conhecimentos que visibilizem os excluídos dos grupos hegemônicos. Para tal, dialogamos com Freire (1996; 2014), Arroyo (2003), Hall (2006), Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003) e outros, a fim de abordamos a problematização da constituição identitária do aluno do segmento educação do campo. Podemos inferir que há indícios de que os sujeitos discursivos do grupo pesquisado sofram influências em suas identidades sociais bem como influenciam seus pares no cenário discursivo inerente à sala de aula contribuindo para percepção deste espaço como de lutas e conflitos identitários.

Biografia do Autor

Ana Maria Oliveira Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (UESB)

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UESB)

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

Lima, A. M. O., & Souza, E. M. de F. (2018). Construções identitárias do aluno na educação do campo: breve diálogo entre a pedagogia freireana e a linguística aplicada. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 553–569. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35056