As identidades de classe social/raça no ensino- aprendizagem de língua estrangeira: algumas considerações

Autores

  • Gabriel Nascimento Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

identidades, ensino- aprendizagem de LE, Linguística Aplicada

Resumo

As identidades de raça e classe social estão sub-representadas no ensino-aprendizagem de língua estrangeira, conforme comprovam estudos recentes em Linguística Aplicada. Porém, ambas as identidades são pouco estudadas e analisadas nas pesquisas científicas. No Brasil, mesmo nas ciências sociais, não tem havido um debate amplo das distinções e cautelas que a concepção desses dois tipos de identidade necessita. Por isso, ao tratarmos de forma distinta ambas as identidades, nos pautamos na ideia de que essas identidades carecem de debate, principalmente no ensino-aprendizagem de línguas por ser um espaço de exclusão e ensino elitizado. Neste trabalho desenvolvemos argumentos em favor de uma análise de tais identidades no ensino- aprendizagem de LE, realçando a importância de seu debate para a educação.

Biografia do Autor

Gabriel Nascimento, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras (USP) Mestre em Linguística Aplicada (UnB)

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

Nascimento, G. (2018). As identidades de classe social/raça no ensino- aprendizagem de língua estrangeira: algumas considerações. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 535–552. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35050