A formação à cidadania: uma questão teórica ou o caminho à emancipação do sujeito?

Autores

  • Carla Avena Camilotto Universidade do Vale do Itajaí
  • Verônica Gesser PUC-SP Florida International University

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, currículo, ensino, sujeição

Resumo

Esse artigo traz vozes dos alunos da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema/SC. Essas vozes demonstram os tipos de sujeitos em formação, consolidados por práticas que anulam suas autonomias. O corpus do estudo é composto de audiogravações de aulas de língua portuguesa, analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que o teor emergido nas mensagens dos sujeitos de pesquisa contém uma carga expressiva de informações que desvela o currículo em andamento na referida escola. Compreendemos que o currículo nunca é neutro, assim, percebemos que as práticas docentes desenvolvidas em sala de aula fazem parte dos mecanismos de sujeição do sujeito em formação, por intermédio de um fazer pedagógico desprovido de criticidade. Constatamos que esses jovens e adultos, em número significativo de situações, não participam de um ensino mais condizente com suas necessidades e realidades.

Biografia do Autor

Carla Avena Camilotto, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Educação (UNIVALI) Mestre em Educação (UNIVALI)

Verônica Gesser, PUC-SP Florida International University

Doutora em Educação (Florida International University) Mestre em Educação (PUC-SP)

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

Camilotto, C. A., & Gesser, V. (2018). A formação à cidadania: uma questão teórica ou o caminho à emancipação do sujeito?. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 505–517. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35049