A construção dos referentes da batalha do centro cívico: O embate entre policiais e professores sob a perspectiva do jornal gazeta do povo
Palavras-chave:
linguística textual, referenciação, batalha do centro cívicoResumo
Jornal com ampla circulação no estado do Paraná, o Gazeta do Povo publicou, nos meses de abril e maio de 2015, textos referentes ao evento que ficou conhecido como a “Batalha do Centro Cívico”. Neste artigo, nos propomos a analisar a construção dos referentes envolvidos nesta Batalha, a saber, governador Beto Richa (PSDB), policiais, professores sindicalistas, deputados paranaenses e praça do Centro Cívico. Nosso objetivo é identificar o posicionamento do jornal diante do fato, principalmente, de que modo o Gazeta expressou sua opinião, se por meio de uma valoração positiva ou negativa dos referentes. Para isso, adotamos como fundamentação teórica, principalmente, os pressupostos de Fávero e Koch (2012), Koch (2011; 2013; 2014; 2015) e Mondada e Dubois (2003 [1995]). Nosso corpus é constituído por quatro textos publicados pelo jornal online, onde analisamos as expressões nominais que constroem os referentes. Constatamos que eles são, preponderantemente, construídos com uma carga valorativa negativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.