PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: A CANÇÃO COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA

Autores

  • Gênesson Johnny Lima Santos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Melka Freitas Silva Universidade Federal do Ceará
  • Suelen Maria de Moura Barros Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Literatura, Canção, Didática

Resumo

Não é de hoje que literatura e música se inter- relacionam. Na antiguidade clássica, por exemplo, o ditirambo era uma forma poética criada e reproduzida oralmente, acompanhada do instrumento lira, que posteriormente nomeou o domínio literário lírica. A partir de observações de aulas de literatura em língua portuguesa realizadas em uma escola pública estadual, objetivamos, por meio deste trabalho, refletir acerca do uso da canção como vetor para o estudo e compreensão de movimentos e textos literários. Para tal, faremos uma abordagem sobre a temática música- literatura, discorrendo sobre esta relação em termos de didática literária e levando em consideração a prática observada e suas implicações para a aprendizagem, com base nas seis categorias cognitivas apresentadas por Bloom (1976). Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção didática que exemplifique e oriente a prática desta abordagem por outros professores, contemplando a taxonomia de Bloom.

Biografia do Autor

Gênesson Johnny Lima Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística – UFC

Maria Melka Freitas Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras – UFC

Suelen Maria de Moura Barros, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras – UFC

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Santos, G. J. L., Silva, M. M. F., & Barros, S. M. de M. (2016). PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: A CANÇÃO COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22), 364–381. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35020