PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: A CANÇÃO COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA

Authors

  • Gênesson Johnny Lima Santos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Melka Freitas Silva Universidade Federal do Ceará
  • Suelen Maria de Moura Barros Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Literatura, Canção, Didática

Abstract

Não é de hoje que literatura e música se inter- relacionam. Na antiguidade clássica, por exemplo, o ditirambo era uma forma poética criada e reproduzida oralmente, acompanhada do instrumento lira, que posteriormente nomeou o domínio literário lírica. A partir de observações de aulas de literatura em língua portuguesa realizadas em uma escola pública estadual, objetivamos, por meio deste trabalho, refletir acerca do uso da canção como vetor para o estudo e compreensão de movimentos e textos literários. Para tal, faremos uma abordagem sobre a temática música- literatura, discorrendo sobre esta relação em termos de didática literária e levando em consideração a prática observada e suas implicações para a aprendizagem, com base nas seis categorias cognitivas apresentadas por Bloom (1976). Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção didática que exemplifique e oriente a prática desta abordagem por outros professores, contemplando a taxonomia de Bloom.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gênesson Johnny Lima Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística – UFC

Maria Melka Freitas Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras – UFC

Suelen Maria de Moura Barros, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras – UFC

Published

2016-06-15

How to Cite

SANTOS, Gênesson Johnny Lima; SILVA, Maria Melka Freitas; BARROS, Suelen Maria de Moura. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: A CANÇÃO COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 22, p. 364–381, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35020. Acesso em: 5 jul. 2025.