PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: A CANÇÃO COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA
Palavras-chave:
Literatura, Canção, DidáticaResumo
Não é de hoje que literatura e música se inter- relacionam. Na antiguidade clássica, por exemplo, o ditirambo era uma forma poética criada e reproduzida oralmente, acompanhada do instrumento lira, que posteriormente nomeou o domínio literário lírica. A partir de observações de aulas de literatura em língua portuguesa realizadas em uma escola pública estadual, objetivamos, por meio deste trabalho, refletir acerca do uso da canção como vetor para o estudo e compreensão de movimentos e textos literários. Para tal, faremos uma abordagem sobre a temática música- literatura, discorrendo sobre esta relação em termos de didática literária e levando em consideração a prática observada e suas implicações para a aprendizagem, com base nas seis categorias cognitivas apresentadas por Bloom (1976). Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção didática que exemplifique e oriente a prática desta abordagem por outros professores, contemplando a taxonomia de Bloom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.