Às avessas e a crítica de arte de J.-K. Huysmans
Palavras-chave:
Crítica de arte, Transposição de arte, Huysmans, Decadentismo.Resumo
Este estudo objetiva uma leitura do romance Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e de um texto crítico do mesmo autor, intitulado Pesadelo. Observando as duas narrativas, tencionamos perceber como funcionam os processos de crítica e de transposição de arte na obra de Huysmans. Inicialmente, introduziremos o contexto de publicação de Às avessas, abordando os temas fin de siècle, decadentismo, e dandismo. Depois, iremos expor comentários sobre crítica de arte, sobretudo em relação ao contexto de publicação da obra ficcional. Na sequência, apresentaremos informações sobre o autor e passaremos à análise de fragmentos das duas narrativas. Por fim, teceremos considerações articulando as informações dispostas ao longo do trabalho e pondo em paralelo a obra ficcional e o texto crítico. Como referenciais críticos e teóricos, nos apoiaremos em autores que tenham trabalhado com as temáticas fin de siècle, dandismo, crítica de arte, e transposição de arte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.