A prática da criação de composições artísticas no ensino de literatura e na formação em letras.

Autores

  • Lucas Matos UERJ

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Ensino da Arte, Criação Artística.

Resumo

O artigo promove a discussão acerca da criação artística no ensino de
Literatura a partir de duas vertentes: uma aproximação da discussão teórica e
metodológica sobre o ensino de Artes Plásticas e outras formas de expressão artística, e
o relato das experiências pedagógicas vividas com duas turmas do Segundo Ano do
Ensino Médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)
no ano de 2010. São tematizadas as relações entre a produção artística e o ensino, para
além da prática didática institucional e as transformações realizadas a partir da
modernidade artística. Sugere-se, por fim, que para a permanência da relevância da
crítica acadêmica e do espaço da sala de aula como espaço para produção de
conhecimento acerca da literatura é necessária a integração da prática de criação de
composições artísticas ao ensino e à formação na área.

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Matos, L. (2013). A prática da criação de composições artísticas no ensino de literatura e na formação em letras. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 12(16), 01–18. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34839