v. 17 n. 1 (2021)

Publicado: 2021-08-27

Editorial

  • Editorial

    Ana Paula Louzada, Maria Elizabeth Barros de Barros, Heliana de Barros Conde Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61840

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas

  • Nietzsche como psicólogo e o problema da consciência

    Yan Menezes Oliveira, Fabio Hebert da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61841
  • Narrativas em meio à pandemia: tecendo resistências, pensando metodologias, renovando apostas

    Luziane de Assis Ruela Siqueira, Luizane Guedes Mateus, Delani Ferreira dos Santos, Karoline Mendes Santos, Ketle Silva, Nayara Oliveira Francisco
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61842
  • Isto não é um índio: pistas éticas para decolonializar uma pesquisa

    Gustavo Alves Eduardo, Fernando Hiromi Yonezawa
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61843
  • A cidade quando terra: a feira livre orgânica no asfalto em diálogo com os saberes originários

    Camila Lenhaus Detoni, Janaína Mariano César
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61844
  • Modos de participar: irreverências e interferências numa escola de educação profissional e tecnológica

    Cynthia Krüger Quinino Marciano Laurindo, Ana Lucia Coelho Heckert
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61845
  • Clínicas da violência: contribuições da psicanálise

    Ana Clara Daher Carneiro Ferraz, Beatriz Oliveira da Silva, Fábio Santos Bispo, Jaqueline Ribeiro Vargas, Júlia Ott Dutra, Natalia Soares Dalfior
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61846
  • Escrevivência: uma ferramenta metodológica de análise

    Gabriela Silva Neves, Ana Lucia Coelho Heckert
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61847
  • Crise no cotidiano: o cuidado nos Caps

    Karla Maria Duarte Castro, Ana Paula Figueiredo Louzada
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61848
  • Políticas Públicas de Juventude no Espírito Santo: experiências tecidas em um percurso profissional

    Mônica Patrícia Gomes Machado, Ana Lúcia Coelho Heckert
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61849
  • Experienciações de uma psicóloga em uma escola de educação profissional e tecnológica

    Alini Altoé, Cristiana Mara Bonaldi
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61850
  • Dissidências de um curso: transicionando gêneros e currículos na formação em psicologia

    Maria Carolina Roseiro, Alexsandro Rodrigues, Maria Elizabeth Barros de Barros
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61851
  • Comissões de Saúde do Trabalhador da Educação em Serra-ES

    Jomar da Rocha F. Zahn, Maria Elizabeth Barros de Barros, Cristiane Bremenkamp Cruz, Danuza de Oliveira Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61852
  • Os restos do ofício de sapateiro nos becos de uma cidade na produção do comum

    Thiago Pereira Machado, Maria Elizabeth Barros de Barros, Luís Antônio do Santos Baptista, Pablo Cardozo Rocon
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61853
  • Constelações benjaminianas: um pensamento-intervenção na pesquisa em Psicologia

    Janaina Madeira Brito, Maria Carolina de Andrade Freitas, Suzana Maria Gotardo Chambela
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61854
  • Violências na escola: gestão de riscos e produção de saúde

    Ueberson Ribeiro Almeida
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61855
  • A criança agressiva para além do Transtorno Opositor Desafiador (TOD)

    Ariana Lucero, Isabela Maciel Cerqueira de Souza, Nathalia Sodré Cittadino
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61856
  • Conhecimentos contra coloniais em territórios indígenas

    Aida Brandão Leal, Janaína Mariano César, Fábio Hebert da Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61858
  • Conservar o quê? Do cultivo de margens por entre as rachaduras dos muros

    Adrielly Selvatici Santos, Janaína Mariano César, Luciana Vieira Caliman
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61859
  • Resistência coletiva à investida neoliberal em uma escola de assentamento do MST

    Marcia Roxana Cruces Cuevas, Maria de Fátima Miguel Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61861

Parte Geral - Artigos

  • Pergunta-resistência: A que veio o CRAS?

    Paulo Armando Esteves Martins Viana, Claudia Elizabeth Abbês Baeta Neves
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61865
  • Sobre Caminhos, resistências e identidades: vivências e pesquisas que conectam Brasil e México.

    Filipe Asth, Maria Mostafa
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61866
  • ‘Estados alterados da consciência’: contribuições da Esquizoanálise e Esquizodrama

    Domenico Uhng Hur
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61867
  • A experiência do adoecimento neurológico não diagnosticado: um estudo exploratório

    Fernanda Tomie Icassati Suzuki, Mariolga Teldeschi Lima, Nadia Vitorino Vieira
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61868

Biografia

  • Brasil, esperança infinita

    Danichi Hausen Mizoguchi
    DOI: https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61869