Cidades e subjetivações contemporâneas: práticas de desfiliação em contextos urbanos

Autores

  • Daiane Gasparetto da Silva Graduada em Psicologia, Mestre e Doutora em Psicologia pela UFPA.
  • Flávia Cristina Silveira Lemos Profa Dra. Associada IV de Psicologia Social – UFPA.
  • Heidiany Katrine Santos Moreno Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela FLACSO e Fundação Perseu Abramo.
  • Helder Corrêa Luz Graduado em Pedagogia e em Filosofia-UEPA. Graduado em Psicologia pela UFPA. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFPA, Doutor em Psicologia pela UFPA. Professor de Filosofia na SEDUC-PA.
  • Marcelo Ribeiro de Mesquita Graduado em Pedagogia-UEPA, Mestre em Educação pela UFPA. Doutorando em Psicologia pela UFPA. Professor na SEDUC-PA.

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76209

Palavras-chave:

Cidade, Subjetividade, Desfiliação.

Resumo

O artigo busca pensar alguns aspectos da cidade e da circulação na mesma, sobretudo em contextos urbanos, interrogando os estigmas e resistências que modulam e são modulados pelas práticas complexas que fabricam os modos de ser, de viver, de sentir, de agir e se relacionar na cidade como espaço público. A cidade como lugar em que tempo e espaço convergem e se entrecruzam é um importante lugar de disputas e lutas por direitos, simultaneamente de conflitos de interesses, em constante transformação e tentativas do Estado em organizar e gerir subjetividades e vidas. A apropriação das cidades como negócios por corporações e grupos que visam extrair privilégios tem sido regular, sobretudo, no capitalismo neoliberal das últimas décadas. Concluindo, busca-se apresentar resistências em que a transformação democrática do espaço urbano é um ideal permanente diante da produção de estigmas e segregações.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Silva, D. G. da, Lemos, F. C. S., Moreno, H. K. S., Luz, H. C., & Mesquita, M. R. de. (2023). Cidades e subjetivações contemporâneas: práticas de desfiliação em contextos urbanos. Mnemosine, 19(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76209

Edição

Seção

Artigos