Apoio Matricial: a experiência do CRAI no município de Vitória/ES

Autores

  • Olga Maria do Nascimento Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória/ES (SEMUS), em exercício no Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI) Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos pelo ICE-Pi/SESA (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde/Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo) Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucio-nal (PPGPSI/UFES)
  • Rafael da Silveira Gomes Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES) Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ)
  • Ana Lucia Coelho Heckert Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPPSI/UFES) Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71198

Palavras-chave:

saúde do idoso, Apoio Matricial, SUS

Resumo

Este artigo apresenta dados da pesquisa que visou analisar os efeitos da implementação do Apoio Matricial (AM) na saúde do idoso efetuada pelo Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI), situado no município de Vitória/ES, objetivando ofertar retaguarda especializada às questões assistenciais e suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. As análises realizadas se pautaram no conceito de Apoio Matricial como tecnologia de gestão. A pesquisa abrangeu o momento que antecedeu a implantação do Apoio Matricial e o período de 05 anos após sua implantação. Os resultados do estudo apontam alterações na descrição dos motivos dos encaminhamentos, contendo dados que expressam a ampliação da clínica e o Apoio Matricial como uma ferramenta potente no cuidado ampliado para a saúde do idoso. Conclui-se que há necessidade de ampliação da rede de cuidados para o idoso, em especial para o idoso em risco de fragilização, e intensificação das ações de apoio matricial para as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

 

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Nascimento, O. M. do, Gomes, R. da S., & Heckert, A. L. C. (2022). Apoio Matricial: a experiência do CRAI no município de Vitória/ES. Mnemosine, 18(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71198

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos