Carta sobre experiências de uma cidade com a loucura

Autores

  • Samara Pimenta Monecchi Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio pós-doutoral em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71197

Palavras-chave:

Cariacica, loucura, Serviços Residenciais Terapêuticos

Resumo

A presente carta – endereçada a todos aqueles interessados e defensores do movimento da Luta Antimanicomial – é fruto da experiência de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES, que buscou conhecer como a cidade de Cariacica-ES acolheu a loucura em seus espaços após a abertura dos portões físicos do antigo Hospital Adauto Botelho. A pesquisa aposta na cidade como via de possibilidade para outras experiências com a loucura que não as de recusa e indiferença. Esta carta convida a experienciar, junto com as histórias narradas e entendendo experiência a partir de Michel Foucault – que explicita que uma experiência é qualquer coisa da qual se sai transformado, no intuito de possibilitar que outras tantas histórias possam ser suscitadas –, histórias de amizade, experimentação, produção de outros possíveis nos espaços da cidade.

 

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Monecchi, S. P., & Barros, M. E. B. de. (2022). Carta sobre experiências de uma cidade com a loucura. Mnemosine, 18(2). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71197

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos