Por uma formação inventiva antiespecista

Autores

  • Ana Luiza Gonçalves Dias Mello UFF
  • Rosimeri de Oliveira Dias UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52692

Palavras-chave:

formação inventiva, especismo, abolicionismo animalista

Resumo

A proposta deste artigo é a de visibilizar de que maneiras a formação inventiva pode forçar o pensamento a problematizar o especismo e forjar brechas para produzir modos outros de ver e de se relacionar com os animais não humanos. Para tanto, este trabalho é tecido no encontro entre duas professoras que optam por práticas inventivas em seus territórios de trabalho – formação de professores e ensino de ciências na educação básica. Na discussão, problematizamos o especismo no cotidiano da sala de aula, seus dispositivos, suas enunciações e suas invisibilidades, por meio de diários de campo e de atividades didáticas usuais na educação básica. Contudo, apontamos saídas e modos autogestionários dos trabalhos junto com jovens e crianças de uma escola pública de periferia urbana do Estado do Rio de Janeiro, especialmente no que tange a práticas que nos posicionam no presente e em luta por uma formação inventiva antiespecista.

 

 

Biografia do Autor

Ana Luiza Gonçalves Dias Mello, UFF

Prefeitura Municipal de São Gonçalo
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - Universidade Federal Fluminense
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rosimeri de Oliveira Dias, UERJ

Professora Associada do Departamento de Educação e do
Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Procientista/UERJ
Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ

Downloads

Publicado

2020-07-13

Como Citar

Mello, A. L. G. D., & Dias, R. de O. (2020). Por uma formação inventiva antiespecista. Mnemosine, 16(1). https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52692

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos