Trabalho docente e processos de formação

Autores

  • Alini Altoé
  • Cristiana Mara Bonaldi Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

formação de professores, produção de subjetividade, experimentação.

Resumo

O artigo discute a formação de professores como produção de subjetividade, uma vez que esse conceito abarca a possibilidade de desvios e reapropriações, superando uma visão fatalista da escola. Apresenta conversas e experimentações da pesquisadora/psicóloga com os professores do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, nas quais expõe as pistas dos modos de trabalho docente que emergem nessa escola e também de como fortalecer os processos formativos que valorizem as problematizações e superem os modos hegemônicos de ser professor. Defende uma política cognitiva de invenção como uma possibilidade na qual a formação como transmissão de informação e desenvolvimento de habilidades não é suficiente para pensar os modos de trabalho docente que escapam às tradições da escola. Assinala como pista a atenção aos detalhes, as problematizações e experimentações. Valoriza os modos de trabalho docente que superem a recognição em prol de outros modos de pensar, criar, sentir, agir e viver.

 

 

Biografia do Autor

Alini Altoé

 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia InstitucionalUniversidade Federal do Espírito Santo    

Alini Altoé

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional

Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: alinialtoe@hotmail.com  

 

Prof.ª Dr.ª Cristiana Mara Bonaldi

Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras 

Universidade Federal Fluminense

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional

Universidade Federal do Espírito Santo

E-mail: crisbonaldi@hotmail.com  

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Altoé, A., & Bonaldi, C. M. (2019). Trabalho docente e processos de formação. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45989

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos