A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade

Autores

  • Adriana Marcondes Machado USP
  • Paula Fontana Fonseca USP

Palavras-chave:

formação, escrita, saúde, educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso da escrita de cartas como intercessor em experiências de formação profissional. O trabalho desenvolvido no âmbito do Plantão Institucional – atendimento oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP a profissionais que atuam em diferentes instituições do campo da saúde, da educação e da assistência social –, que visa a agir no enfraquecimento e na estagnação dos quais os integrantes dos grupos se queixam com frequência, e a reflexão acerca da função da escrita como constitutiva de realidade junto a graduandos e pós-graduandos em Psicologia inspiraram o desenvolvimento de uma estratégia que faz uso da escrita endereçada. Entendemos que a escrita de cartas pode ser considerada uma forma de enfrentamento dos efeitos de assujeitamento e da sensação de impotência relatada pelos grupos. Com o intuito de discorrermos sobre a estratégia e seus efeitos, traremos excertos de cartas produzidas em uma oficina da qual participaram profissionais que atuam no campo da saúde pública e que estavam dispostos a se debruçar sobre impasses vividos no cotidiano institucional.

Biografia do Autor

Adriana Marcondes Machado, USP

Docente no Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Social. Membra do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP.

Paula Fontana Fonseca, USP

Docente no programa de pós-graduação da Universidade Ibirapuera. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Machado, A. M., & Fonseca, P. F. (2019). A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45970

Edição

Seção

A - O devir escrita nos/com os serviços de saúde