A produção de texto para ingressar no ensino superior: os desafios da docência perante uma escrita protocolar

Autores

  • Sílvia Galesso Cardoso USP
  • Adriana Marcondes Machado USP
  • Teresa Cristina Rego USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52690

Palavras-chave:

produção de texto, formação de estudantes, formação de professores

Resumo

O percurso escolar, da educação básica à superior, está submetido à escrita protocolar que se apoia no senso comum e se afasta de uma prática autoral. Quais ações poderiam provocar rachaduras no uso preponderante dessa escrita protocolar? Este artigo se baseia na investigação de um projeto de doutorado sobre o ensino e a aprendizagem de produção de texto, com estudantes pertencentes a famílias economicamente privilegiadas que se preparavam para concorrer a uma vaga na universidade, em encontros-aula nos quais se pretendeu promover uma escrita singular e em contato com a experiência do escritor. Com o objetivo de analisar os procedimentos desenvolvidos no esforço de romper formas de pensar e escrever submetidas a uma lógica generalizante e normativa, utilizamos registros que foram organizados sobre os percursos com diferentes alunos, apresentamos o contexto em que os encontros-aula se deram, expomos algumas formas de agir em relação a desafios que se formalizaram nessa prática e tecemos algumas reflexões que esse trabalho possibilita em relação à escrita no ambiente acadêmico.

 

 

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Biografia do Autor

Sílvia Galesso Cardoso, USP

Doutora pela Faculdade de Educação da USP e professora autônoma de produção textual

Adriana Marcondes Machado, USP


Docente dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP

Teresa Cristina Rego, USP

Docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

CARDOSO, Sílvia Galesso; MACHADO, Adriana Marcondes; REGO, Teresa Cristina. A produção de texto para ingressar no ensino superior: os desafios da docência perante uma escrita protocolar. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.52690. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/52690. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos

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