Psicologia experimental versus psicologia racional: um debate interno às instituições de ensino da Companhia de Jesus no século XX - Psicologia no ensino dos jesuítas

Autores

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

psicologia experimental, psicologia racional, ensino da psicologia, instituições educacionais dos jesuítas

Resumo

O artigo aborda a discussão ocorrida em instituições educacionais da Companhia de Jesus sobre a função da psicologia no currículo de estudos, nas primeiras décadas do século XX na Europa. O estudo baseia-se num levantamento histórico de fontes inéditas no arquivo geral da Companhia de Jesus em Roma. A análise dos dados levantados evidencia que um dos temas mais debatidos é aquele das relações entre psicologia experimental e psicologia racional. Os resultados apontam que esta discussão é perpassada pela tensão entre tradição e inovação, que caracteriza a posição intelectual da Companhia como um todo; e pelo critério jesuíta da acomodação (acomodatio), ou seja, a necessidade da adequação ao contexto espaço-temporal de atuação. Mostram também que foi grande o interesse pela psicologia experimental no âmbito da Companhia naquele período histórico.

 

Biografia do Autor

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Professora SeniorInstituto Estudos Avançados – USP 

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Massimi, M. (2018). Psicologia experimental versus psicologia racional: um debate interno às instituições de ensino da Companhia de Jesus no século XX - Psicologia no ensino dos jesuítas. Mnemosine, 14(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41704

Edição

Seção

Artigos