Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Mnemosine publica dois tipos de contribuição, sempre ligados à história de saberes e práticas psicológicas: artigos e biografias. Para que a contribuição encaminhada entre em processo de avaliação, é imprescindível atender às diretrizes especificadas a seguir.

Formato do documento

1. Folha de rosto despersonalizada contendo:

  • Título pleno em português;
  • Sugestão de título abreviado para cabeçalho, com cinco palavras no máximo;
  • Título pleno em inglês, compatível com o título em português.

2. Folha de rosto personalizada contendo:
  • Título pleno em português;
  • Sugestão de título abreviado;
  • Título pleno em inglês;
  • Nome completo de cada autor, seguido por afiliação institucional (nome da instituição a que pertence);
  • Indicação do endereço completo da preferência do(s) autor(es) para envio de correspondência. O endereço eletrônico deve também ser indicado, para constar da publicação.


3. Folha contendo resumo em português : 100 a 150 palavras, seguido de 3 palavras-chave. As biografias e resenhas dispensam resumo e palavras-chave;


4.Folha contendo Abstract e key-words : tradução do resumo e das palavras-chave em inglês, quando se tiver aplicado o item anterior;


5.Folha contendo títulos de todas as figuras , numeradas conforme indicado no texto, quando for o caso;


6. Figuras, fotos e tabelas devem ser enviadas separadamente, com arquivo suplementar, no formato *.jpg, com resolução máxima de 72 dpi. Indicar no texto o lugar onde serão incluídas, com referências do tipo: Figura01, Tabela02 ou Grafico02 e demais, salvando os arquivos com nomes correspondentes: figura01.jpg, tabela02.jpg, grafico02.jpg e demais.


7.Importante: para nomear as imagens não utilize letras maiúsculas, acentuação, espaços ou caracteres especiais (o “ç” é entendido como caracter especial);


8. Tabelas, incluindo título e notas , uma por página em papel e por arquivo de computador, quando for o caso;


9. Texto propriamente dito , sinalizado por um sistema de títulos e subtítulos, em negrito, que reflitam sua organização. As notas deverão ser de fim ordenadas por algarismos arábicos, da seguinte forma: a) Vá ao menu “Inserir”, clique na guia “Referência” e escolha “Notas...”; b) Na janela que se abrirá, escolha “Notas de fim”; c) Escolha o Formato do número “1, 2, 3...” e clique em “Aplicar” para encerrar a formatação.


Normas de Citação


A Editoração de Mnemosine se baseia nas normas da ABNT. As menções a autores no correr do texto devem subordinar-se à forma (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data, página), como nos exemplos: (FOUCAULT, 1984) ou (FOUCAULT, 1984: 13). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser diferenciados - nas citações e nas referências bibliográficas -, adicionando-se uma letra depois da data. Ex.: (PORTELLI, 1997a), (PORTELLI, 1997b). No caso de citações com mais de dois autores, somente o sobrenome do primeiro deverá aparecer, seguido de et alii. (SAVIANNI et alii., 1998), ficando a especificação completa para as referências bibliográficas.


As referências bibliográficas (use este subtítulo e liste apenas as referências utilizadas efetivamente no texto) deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor e obedecendo à data de publicação (do trabalho mais recente para o mais antigo). Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades etc.


No caso de obras cuja data de publicação original seja imprescindível para a coerência do texto - como é comum em trabalhos de história -, e havendo sido utilizada uma edição posterior ou uma tradução, isto deve ser explicitado no próprio texto ou em nota de fim.



Exemplos de referências bibliográficas:


Livros:

GINZBURG, Carlo. História noturna. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.


Artigos de periódicos:

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos , vol.11, nº 21, 1988.
Artigos em coletâneas:

JOUTARD, PHilippe. “História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos”. Em: FERREIRA, Marieta Moraes e AMADO, Janaína (orgs.) – Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.


Artigos em sites da Internet:

SAIDÓN, O. – Generación 70 y psicoanálisis argentino. Estados Gerais da Psicanálise , www.estadosgerais.com.br, acessado em 13 de dezembro de 2004.


Teses acadêmicas:

FIGUEIREDO, Ana Cristina. Estratégias de difusão do movimento psicanalítico no Rio de Janeiro 1970-1983 . Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica/PUC, Rio de Janeiro (mimeo), 1984.





Formatação do Texto


Solicitamos que o texto sempre seja digitado com um mínimo de formatação, de acordo com as seguintes recomendações:


• Formato de parágrafo justificado;
• Fonte Normal, Times New Roman, Tamanho 12, Espaçamento entrelinhas 1,5;
• Evitar totalmente o uso do comando TAB;
• A cada parágrafo não incluir qualquer recuo;
• No caso de citações, colocá-las entre aspas na seqüência do texto, pois haverá tratamento de layout;
• Apenas utilize itálico para palavras estrangeiras;
• Jamais utilize negrito e/ou sublinhado, exceto nos títulos e subtítulos.

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