A polissemia do item lexical ‘cartão’ na ótica da linguística cognitiva e suas redes de sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70079

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Polissemia, Lexicografia, Linguagem em uso, Cartão.

Resumo

Este trabalho insere-se na perspectiva da Linguística Cognitiva sob o descortino da polissemia. O objetivo é analisar os múltiplos sentidos do vocábulo ‘cartão’ em termos lexicográficos e da linguagem em uso. Por isso, por meio de um corpus linguístico, primeiramente, dicionarístico, discutem-se os sentidos enformadores do item a partir do seu modelo prototípico. Em seguida, tenta-se examinar, por meio das primeiras 1000 ocorrências da plataforma CETEMPúblico, os múltiplos sentidos que a palavra encerra numa ótica da linguagem experiencialista. Serve-se das análises empreendidas para a elaboração de duas propostas de redes de sentido das quais concluímos categoricamente que: i) a análise lexicográfica é mais restritiva enquanto a da linguagem em uso é mais produtiva e dinâmica; (ii) dois são os principais mecanismos conceptuais envolvidos na construção desses sentidos múltiplos – a metáfora, por similaridade, e a metonímia, por contiguidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Delgado Oliveira, Escola Industrial e Comercial do Mindelo / Universidade de Cabo Verde - Pólo do Mindelo

É professor de Língua Portuguesa na Escola Industrial e Comercial do Mindelo e colaborador da Universidade de Cabo Verde. Possui doutorado e mestrado em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta de Lisboa. É especializado em Linguística Portuguesa. Seus interesses de pesquisa incluem Análise Conversacional, Análise do Discurso, Linguística Cognitiva e Prag- mática e Literatura Cabo-Verdiana.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

OLIVEIRA, Guilherme Delgado. A polissemia do item lexical ‘cartão’ na ótica da linguística cognitiva e suas redes de sentido. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 30, n. 59, p. 318–341, 2023. DOI: 10.12957/matraga.2023.70079. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/70079. Acesso em: 12 maio. 2025.