A polissemia do item lexical ‘cartão’ na ótica da linguística cognitiva e suas redes de sentido
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70079Palavras-chave:
Linguística Cognitiva, Polissemia, Lexicografia, Linguagem em uso, Cartão.Resumo
Este trabalho insere-se na perspectiva da Linguística Cognitiva sob o descortino da polissemia. O objetivo é analisar os múltiplos sentidos do vocábulo ‘cartão’ em termos lexicográficos e da linguagem em uso. Por isso, por meio de um corpus linguístico, primeiramente, dicionarístico, discutem-se os sentidos enformadores do item a partir do seu modelo prototípico. Em seguida, tenta-se examinar, por meio das primeiras 1000 ocorrências da plataforma CETEMPúblico, os múltiplos sentidos que a palavra encerra numa ótica da linguagem experiencialista. Serve-se das análises empreendidas para a elaboração de duas propostas de redes de sentido das quais concluímos categoricamente que: i) a análise lexicográfica é mais restritiva enquanto a da linguagem em uso é mais produtiva e dinâmica; (ii) dois são os principais mecanismos conceptuais envolvidos na construção desses sentidos múltiplos – a metáfora, por similaridade, e a metonímia, por contiguidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.