Esquema [X de]conect em língua portuguesa: uma análise funcional centrada no uso
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.62105Palavras-chave:
rede [X de]conect, combinação de orações, microconstruções conectorasResumo
À luz da Linguística Funcional Centrada no Uso (cf. FURTADO DA CUNHA; BISPO; SILVA, 2013; AUTOR, 2016), este artigo tem como objetivo geral postular a existência de uma ampla rede construcional associada ao esquema [X de]conect em língua portuguesa. A hipótese central é que esse esquemaabriga, pelo menos, dois subesquemas aos quais estão ligadas diversas microconstruções conectoras responsáveis pela combinação de orações hipotáticas não finitas em língua portuguesa. Este estudo, marcadamente de viés teórico, adota uma metodologia de cunho qualitativo. Os resultados aferidos comprovam que instanciações do esquema [X de]conect distanciam-se dos seus usos prepositivos canônicos e passam a figurar no domínio da conexão interoracional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.