Leonardo Mendes e Pedro Paulo Catharina entrevistam João Cézar de Castro Rocha

Autores

  • João Cézar de Castro Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Leonardo Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Pedro Paulo Catharina Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.62097

Palavras-chave:

Entrevista.

Resumo

Leonardo Mendes e Pedro Paulo Catharina entrevistam o professor e pesquisador João Cézar de Castro Rocha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sobre os posicionamentos de Machado de Assis em relação à “literatura do real”

Biografia do Autor

João Cézar de Castro Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É Professor Titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Doutor (1997) em Letras pela UERJ, com a tese Ao pé-da-letra: a literatura do homem cordial, e em Literatura Comparada (2002), pela Stanford University, com a tese Marinetti goes to South America: Confrontos e diálogos do Futurismo na América do Sul. Realizou pós-doutorado na Freie Universität (2005-2006) e na Princeton University (2014). É assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e participa do Conselho Consultivo de várias revistas especializadas no Brasil e no exterior. Foi Presidente da Associação Brasileira de Litera- tura Comparada (ABRALIC, 2016-2017). É autor de treze livros e organizador de mais de vinte títulos. Seu trabalho foi traduzido para o inglês, mandarim, alemão, português, francês e italia- no. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, cultura brasileira, crítica literária, teoria literária, dependência cultural e estratégias de apropriação cul- tural (antropofagia e transculturación).

Leonardo Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É Professor Associado de Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras da Faculda- de de Formação de Professores e Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (Instituto de Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Faculdade de Formação de Professores) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Mestre e Doutor em Letras pela Universidade do Texas e foi Visiting Scholar na Universidade de Yale, EUA (2017). Trabalha com literaturas de língua inglesa e portuguesa, nos seguintes temas: prosa de ficção brasileira de 1870 a 1920; naturalismo literário em perspectiva transnacional; pornografia; história do livro e da leitura, tendo publicado inúmeros artigos e capítulos de livros sobre esses temas.

Pedro Paulo Catharina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas e na Graduação. É Mestre e Doutor em Letras Neolati- nas (UFRJ, 1995, 2001), com estágio pós-doutoral pela UNICAMP (2013). É líder, com Celi- na Mello, do grupo de pesquisa ARS/FBN-CNPq. Foi pesquisador do projeto de cooperação internacional “A circulação transatlântica dos impressos e a globalização da cultura no século XIX (1789-1914)”, bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2017), e pesquisador associado, entre 2017 e 2019, do projeto “Naturalisme-monde” do Centre d’Étude sur Zola et le Naturalisme (ITEM-ENS-CNRS, França). Atualmente integra as equipes de pesquisadores do Polo de Pesquisa Luso-Brasileiras e do LABELLE – Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (CNPq-UERJ).

Downloads

Publicado

2021-10-12

Como Citar

Rocha, J. C. de C., Mendes, L., & Catharina, P. P. (2021). Leonardo Mendes e Pedro Paulo Catharina entrevistam João Cézar de Castro Rocha. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(54), 593–600. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.62097

Edição

Seção

Entrevista/Depoimento