O ensino de língua inglesa na pandemia atravessado pela materialidade digital: uma análise discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56839

Palavras-chave:

Ensino remoto, Língua inglesa, COVID-19, Análise de Discurso.

Resumo

Neste artigo, refletimos acerca de uma experiência de ensino de língua inglesa durante estágio supervisio­nado, em meio à pandemia de COVID-19. O objetivo central foi compreender implicações de ordem social e discursiva relacionadas ao atravessamento do digital em aulas de inglês. Para tanto, analisamos alguns dos desafios e das possibilidades do ensino remoto de línguas, por meio do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso, com base na experiência de professor-em-formação de língua inglesa e nos comentários de alguns alunos a respeito das aulas online. O percurso analítico fez notar a necessidade de um processo metafórico sobre os instrumentos de ensino para produzir efeitos significativos sobre a prática docente e sobre as vivências dos alunos.

Biografia do Autor

Gustavo Haiden de Lacerda, Universidade Estadual de Maringá

É graduando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Como bolsista de iniciação científica, desenvolveu projetos de pesquisa em Análise de Discurso e Ensino de Línguas, pelos quais foi premiado pela instituição, analisando diferentes materialidades, como memes, comen­tários em redes sociais, hashtags e fake news, mobilizando noções discursivas, tais como ideolo­gia, subjetivação, discurso digital, processos de identificação e contradição. Tem experiência em ensino de língua inglesa, em tradução e em ensino de redação.

Nelci Alves Coelho Silvestre, Universidade Estadual de Maringá

É professora na Universidade Estadual de Maringá. Possui Doutorado em Letras pela Universi­dade Estadual de Londrina e Mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, atuando no ensino de Língua Inglesa, formação de professores, bem como nos estudos Pós-coloniais com ênfase nos estudos das diferenças, multiculturalismo, diáspora e feminismo, sobre os quais possui pu­blicações em revistas especializadas. Coordenou o projeto de Letras-Inglês do PIBID na UEM, de setembro de 2015 a março de 2016. Atuou no PFI como orientadora pedagógica em 2017. Atualmente participa do grupo de pesquisa GEMUP – Grupo de Estudos em Multiculturalismo e Pós-Colonialismo.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Lacerda, G. H. de, & Silvestre, N. A. C. (2021). O ensino de língua inglesa na pandemia atravessado pela materialidade digital: uma análise discursiva. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 28(53), 269–281. https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56839