Verdade e significado na Teoria dos Atos De Fala: notas sobre os pressupostos da teoria searleana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44195

Palavras-chave:

Verdade, Significado, Atos de Fala, John Searle.

Resumo

Desde sua formulação na primeira metade do século XX (AUSTIN, 1962), a Teoria dos Atos de Fala tem se consolidado como uma frutífera abordagem para a compreensão das relações entre língua(gem) e ação. Em favor dessa afirmação, podemos observar, por exemplo, o constante tratamento da teoria nos mais variados manuais linguísticos sobre Pragmática. Tendo em mente, pois, esse lugar privilegiado que, a despeito de seus críticos, a teoria alcançou, e com vistas a possibilitar novas incursões na Teoria dos Atos de Fala ou, até mesmo, em toda a filosofia da linguagem e da mente de John Searle, o presente artigo visa jogar luz sobre os conceitos de “significado” e “verdade” que subjazem à Teoria dos Atos de Fala de orientação searleana. Para tal, além de colocações pontuais decorrentes do conjunto de escritos do próprio John Searle, recuperamos as considerações de Mari (1998), Strawson (1982) e Walker (1997). Ao fim, sustentamos que na base da Teoria dos Atos de Fala está tanto a concepção da “verdade como correspondência” quanto o entendimento de que o significado é o produto das complexas relações entre o significado convencional da sentença (aspecto formal), por um lado, e o significado intencional do falante, enunciador (aspecto enunciativo), por outro.

Biografia do Autor

Filipe Almeida Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Bolsista CAPES.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Tem concentrado suas pesquisas em Filosofia da Linguagem, Semântica e Pragmática.

Hugo Mari, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Docente aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Realizou, em 2001, estágio de pós-doutorado na Université Paris XIII. Atualmente, é professor do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas e sua atividade de pesquisa e de docência está voltada para as áreas de semântica, pragmática, cognição e análise do discurso. Dentre outras obras, autor de Os Lugares do Sentido (Mercado das Letras, 2008).

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Gomes, F. A., & Mari, H. (2020). Verdade e significado na Teoria dos Atos De Fala: notas sobre os pressupostos da teoria searleana. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(49), 138–155. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44195

Edição

Seção

Estudos Linguísticos