Estudos literários: as literaturas em português no mundo

Autores

  • Italo Moriconi UERJ
  • Florencia Garramuño Universidad San Andres

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.39722

Resumo

Apresentação à Matraga 45.

Biografia do Autor

Italo Moriconi, UERJ

Italo Moriconi é Professor Associado do Instituto de Letras da UERJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Bra­sília (1975), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), além de um Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ (2001). Leciona, pesquisa e publica sobre: virada de século (ge­rações 90/00 em prosa, poesia e crítica); circuitos do literário (sociolo­gia da literatura), poesia brasileira, vida literária e intelectual, biografia, historiografia literária. É membro de conselhos editoriais de periódicos nacionais e estrangeiros. Proferiu palestras sobre literatura brasileira e participou de simpósios em instituições internacionais como Madison­-Wisconsin, Buenos Aires, New York University, Sorbonne, Freie Uni­versität de Berlim, Northwestern University, University of Chicago. Foi Professor Visitante na Universidade de Leiden, Holanda. Entre 2008 e 2015 exerceu a direção da Editora da UERJ, como Editor-Executivo. Ali criou a coleção Ciranda da Poesia.

Florencia Garramuño, Universidad San Andres

Florencia Garramuño é Professora Plena do Departamento de Humanidades e Directora do Programa em Cultura brasileira da Univer­sidade San Andres (Argentina). É pesquisadora independente do CONI­CET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas). Licen­ciada en Letras pela Universidade de Buenos Aires, PhD en Romance Languages and Literatures pela Princeton University, tendo realizado um pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Professora visitante em diversas universidades do exterior, integra o conselho editorial de várias publicações acadêmicas. É co-editora da coleção de literatura brasileira “Vereda Brasil” (Corregidor). Entre seus livros, Modernidades Primitivas: tango, samba y nación (Buenos Aires, Fondo de cultura económica, traduzido ao portugués pela Editora da Uni­versidade Federal de Minas Gerais e ao inglés por Stanford University Press. Escreveu também La experiencia opaca, publicado em português pela Editora da UERJ. Lançou em 2014, pela Rocco, Frutos Estranhos – Sobre a inespecificidade na estética contemporânea.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Moriconi, I., & Garramuño, F. (2018). Estudos literários: as literaturas em português no mundo. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(45), 492–494. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.39722